Cachoeira do Tabuleiro

A Cachoeira do Tabuleiro é uma gigante. Ela é a mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São 273 metros de queda livre formada no meio de um paredão que lembra o formato de um coração. Com tamanha queda d’água o seu poço é muito profundo, chegando a 20 metros. A Cachoeira está localizada na Serra do Espinhaço. É cobrada uma taxa de visitação para entrar no Parque.

A Cachoeira do Tabuleiro é uma gigante. Ela é a mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. São 273 metros de queda livre formada no meio de um paredão que lembra o formato de um coração. Com tamanha queda d’água o seu poço é muito profundo, chegando a 20 metros. A Cachoeira está localizada na Serra do Espinhaço. É cobrada uma taxa de visitação para entrar no Parque.


Cachoeira dos Cristais

Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina.

Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina.


Cachoeira Rabo de Cavalo

localizada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira Rabo de Cavalo é mais uma das atrações do município de Conceição do Mato Dentro, considerado a capital mineira do Ecoturismo. A queda de 170 metros e o volume de água esculpiram um poço de 50 metros de largura e mais de 6 metros de profundidade. Para quem sabe nadar e gosta de dar um mergulho é possível atravessar todo o poço e chegar perto da queda.

localizada na Serra do Espinhaço, a Cachoeira Rabo de Cavalo é mais uma das atrações do município de Conceição do Mato Dentro, considerado a capital mineira do Ecoturismo. A queda de 170 metros e o volume de água esculpiram um poço de 50 metros de largura e mais de 6 metros de profundidade. Para quem sabe nadar e gosta de dar um mergulho é possível atravessar todo o poço e chegar perto da queda.


Cachoeira do Crioulo

Com prainha de areia branca, águas cor de mel e uma queda de água de pouco volume, a Cachoeira do Crioulo é muito convidativa para um bom mergulho. Ela é um dos principais atrativos do Parque Estadual do Rio Preto, na região de Diamantina – MG. O Parque abriga diversas cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e praias fluviais.

Com prainha de areia branca, águas cor de mel e uma queda de água de pouco volume, a Cachoeira do Crioulo é muito convidativa para um bom mergulho. Ela é um dos principais atrativos do Parque Estadual do Rio Preto, na região de Diamantina – MG. O Parque abriga diversas cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras e praias fluviais.


Cachoeira Grande

A Cachoeira Grande é um dos cartões postais de Minas Gerais e da Serra do Cipó, um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo devido a sua história geológica e potência hídrica. As suas quedas se estendem horizontalmente por 50 metros, atingindo uma altura máxima de 10 metros. A Cachoeira Grande está em uma área privada, onde existe restaurante e banheiros. Uma taxa é cobrada para entrar na área da cachoeira.

A Cachoeira Grande é um dos cartões postais de Minas Gerais e da Serra do Cipó, um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo devido a sua história geológica e potência hídrica. As suas quedas se estendem horizontalmente por 50 metros, atingindo uma altura máxima de 10 metros. A Cachoeira Grande está em uma área privada, onde existe restaurante e banheiros. Uma taxa é cobrada para entrar na área da cachoeira.


Cachoeira das Irmãs

Conhecida como Cachoeira das Freiras. A Cachoeiras das Irmãs fica a apenas 36 km de Uberlândia - MG, nas redondezas da cidade são encontradas dezenas de cachoeiras. Suas águas são formadas pelo Ribeirão Bom Jardim e sua queda é de 42 metros de altura. O volume de água é tamanho que forma um spray quando a água atinge o poção. A Cachoeira das Freiras é de fácil acesso, se você quiser sossego, evite visitá-la em feriados e finais de semana de muito calor.

Conhecida como Cachoeira das Freiras. A Cachoeiras das Irmãs fica a apenas 36 km de Uberlândia – MG, nas redondezas da cidade são encontradas dezenas de cachoeiras. Suas águas são formadas pelo Ribeirão Bom Jardim e sua queda é de 42 metros de altura. O volume de água é tamanho que forma um spray quando a água atinge o poção. A Cachoeira das Freiras é de fácil acesso, se você quiser sossego, evite visitá-la em feriados e finais de semana de muito calor.


Cachoeira do Patrocínio Amaro

A Cachoeira do Patrocínio Amaro é formada por duas quedas que totalizam 50 metros. Seu poço é raso, mas excelente para banho, com águas cristalinas e cor de caramelo. Localizada a 16 km de Ipoema é de fácil acesso, com infraestrutura de camping, bar e restaurante. Paga-se uma taxa de visitação.

A Cachoeira do Patrocínio Amaro é formada por duas quedas que totalizam 50 metros. Seu poço é raso, mas excelente para banho, com águas cristalinas e cor de caramelo. Localizada a 16 km de Ipoema é de fácil acesso, com infraestrutura de camping, bar e restaurante. Paga-se uma taxa de visitação.


Cachoeira do Fundão

Com 80 metros ela é uma das mais belas e paradisíacas cachoeiras da Serra da Canastra. A Cachoeira do Fundão é formada pelas águas cristalinas do Rio Santo Antônio que despescam com bastante força, chegando a formar ondas no poço. Ela está a 52 km de distância de São Roque de Minas, o principal município da região da Canastra. A cachoeira recebe sol quase o dia todo, sendo bastante comum ver arco-íris em torno de sua cortina d’água.

Com 80 metros ela é uma das mais belas e paradisíacas cachoeiras da Serra da Canastra. A Cachoeira do Fundão é formada pelas águas cristalinas do Rio Santo Antônio que despescam com bastante força, chegando a formar ondas no poço. Ela está a 52 km de distância de São Roque de Minas, o principal município da região da Canastra. A cachoeira recebe sol quase o dia todo, sendo bastante comum ver arco-íris em torno de sua cortina d’água.


Cachoeira Casca D´Anta

A Casca D’ Anta está entre as 5 maiores cachoeiras de queda livre do Brasil. Ela possui uma queda de 186 metros, o que lhe rende o título de maior atração da região. As águas da Casca D’ Anta são do Rio São Francisco, que nasce na própria Serra da Canastra e atravessa mais de 5 estados. Devido a força da água, o poço principal não é recomendado para banho.

A Casca D’ Anta está entre as 5 maiores cachoeiras de queda livre do Brasil. Ela possui uma queda de 186 metros, o que lhe rende o título de maior atração da região. As águas da Casca D’ Anta são do Rio São Francisco, que nasce na própria Serra da Canastra e atravessa mais de 5 estados. Devido a força da água, o poço principal não é recomendado para banho.


Cachoeira das Borboletas

É considerada uma das mais belas cachoeiras de São Tomé das Letras, cidade famosa pela riqueza em cachoeiras e o clima místico. A Cachoeira das Borboletas é uma ducha natural, de água cristalina e localizada em um vale por onde correm águas tranquilas e relaxantes. Em certas épocas do ano realmente existem muitas borboletas no local. É recomendável visitar a cachoeira no inverno, quando o volume de água é menor e a água está cristalina. Por ser de fácil acesso, se quiser sossego, evite visitas em feriados e dias de muito calor.

É considerada uma das mais belas cachoeiras de São Tomé das Letras, cidade famosa pela riqueza em cachoeiras e o clima místico. A Cachoeira das Borboletas é uma ducha natural, de água cristalina e localizada em um vale por onde correm águas tranquilas e relaxantes. Em certas épocas do ano realmente existem muitas borboletas no local. É recomendável visitar a cachoeira no inverno, quando o volume de água é menor e a água está cristalina. Por ser de fácil acesso, se quiser sossego, evite visitas em feriados e dias de muito calor.


Cachoeira dos Canyons Furnas

O lago de Furnas é um reservatório artificial criado parar permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Para criar o lago foram inundados 1440 km 2, o que gerou paisagens exóticas como canyons e cachoeiras que deságuam no próprio lago. As Cachoeiras do Canyon são bons exemplos desse cenário. Elas descem pelos paredões de mais de 50 metros de altura e desaguam no lago de águas esverdeadas. O único acesso é através de embarcações. Passeios de escunas levam os turistas até o local.

O lago de Furnas é um reservatório artificial criado parar permitir a geração de energia pela Usina Hidrelétrica de Furnas. Para criar o lago foram inundados 1440 km 2, o que gerou paisagens exóticas como canyons e cachoeiras que deságuam no próprio lago. As Cachoeiras do Canyon são bons exemplos desse cenário. Elas descem pelos paredões de mais de 50 metros de altura e desaguam no lago de águas esverdeadas. O único acesso é através de embarcações. Passeios de escunas levam os turistas até o local.

Sobre o autor

Alan Luz

Uma pessoa de bem com a vida, que ama a natureza e todos os seus elementos. AMO viajar e conhecer pessoas. Eu sou aquele cara que voc?? pode contar, a toda hora e todo momento. Vamos com a TRIPEI!

Deixe sua opinião sobre este post

Seu endereço de email não será publicado.